Empresas Que Investem Em Controladoria Tendem A Ter Resultados Melhores

Empresas que investem em controladoria tendem a ter resultados melhores

O Brasil está em fase de crescimento da conscientização acerca da importância da área de controladoria no Brasil. São inúmeros os benefícios do setor para empresas, organizações e sociedade em geral.

Segundo o coordenador da Pós-graduação em Controladoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ademar Lucas, o controller é um profissional que tem enorme influência e poder dentro das empresas. 

“É um agente dos controles dentro das organizações, atuando como business partner responsável por realizar análises e produzir relatórios de suporte à tomada de decisões da diretoria executiva da empresa”, explica.

O profissional de controladoria trabalha na área administrativo-contábil-financeira, e por isso é um dos principais vetores do sucesso das empresas. Por ter a chamada visão holística, ele enxerga a entidade como um todo e possui visão de negócio, trabalhando primordialmente com pessoas, processos e tecnologias.

A legislação brasileira não prevê que as empresas tenham a figura da controladoria, exceto nas estatais, que por lei são obrigadas a manter a posição. O próprio governo federal tem a denomina Controladoria Geral da União (CGU), que cuida exatamente do processo de transformação de dados em informações e no controle parcial do orçamento geral do estado.

“Geralmente, o perfil das empresas que mais se preocupam com a controladoria, são as que alcançam resultados acima da média e necessitam de informações e controles especiais para manterem esse resultado”, afirma Lucas.

Por outro lado, as pequenas e médias empresas não dão a devida importância quando se fala em estruturar uma área de controladoria para ajudar nos processos de crescimento. 

“O mercado atual está sob amplo efeito das consequências do processo de globalização e temos que inovar sempre, visando ajudar as empresas a gerarem resultados, manterem os melhores índices e a melhor eficiência, para consecução dos planos de crescimento, perpetuação e geração de valor”, acrescenta o professor.

Entender de empresas em geral é obrigação do controller, profissional que adiciona valor aos processos e aos resultados, além de influenciar seus pares, trabalhando como se fosse uma espécie de “coach” dos mesmos. Dessa forma, todos os colaboradores fazem parte do processo de geração de valor.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *