Trocar de Contador

Veja como é rápido e fácil fazer a troca do seu contador e como uma contabilidade online poderá lhe ajudar.

thumb-trocar-contador
icon-diferenciais-1
icon-diferenciais-2
icon-diferenciais-3
icon-diferenciais-4
icon-diferenciais-5
icon-diferenciais-6

Nunca foi tão fácil trocar de contador

Com nossa equipe de especialistas, você terá toda a orientação necessária para trazer sua empresa para a Capital Online, de forma tranquila e com toda a segurança.

icon-consultoria

Fazer uma Consulta do Contrato Anual

A primeira coisa a se fazer ao pensar em trocar de contador é conferir o atual contrato de serviço. Alguns profissionais e empresas usam cláusulas que preveem multa no caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio. É preciso ficar atento a este e outros pontos que estejam no documento, evitando ter problemas legais.

icon-registro

Verificar Pendências e Comunicar

Esse é um ponto importante: verifique se há alguma pendência que o seu atual contador deixou passar ou então situações ainda em processo de serem resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais. E não deixe de informar o seu contador sobre seu desejo de cancelar o serviço.

icon-coclusao-registro

Contratar a nova Contabilidade

Logo no início do processo de mudar de contador você já deve estar de olho em um novo profissional ou serviço de contabilidade. Apesar de ainda não ser possível oficializar nada até o encerramento do contrato com o antigo prestador, é possível verificar quais são as suas possibilidades e o que sua empresa precisa em relação a sua contabilidade.

thumb-duvidas-trocar-contador

Dúvidas sobre Troca de Contador

Selecionamos para você algumas dúvidas comuns na área de trocar de contador.

Sim, você pode trocar de contador a qualquer momento. Muitos empresários se perguntam se podem ou devem trocar os seus serviços de contabilidade, e também têm dúvidas sobre quando e como podem fazê-lo.

Um bom profissional contábil cumpre os prazos estabelecidos e não deixa para enviar guias de pagamento em cima da hora ou depois do vencimento. Se você estiver tendo problemas desses tipo, melhor cogitar trocar de contador.

No geral, o contador antecessor já deve ter enviado o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica para o novo escritório de contabilidade. Esse documento é importante para ambos, já que determina os períodos onde a responsabilidade é de um ou de outro.

É importante se certificar que a nova contabilidade vai receber todos os documentos da empresa, que são:

  • Contrato social e alterações (se tiver);
  • Documentos dos sócios (RG, CPF, comprovante de residência);
  • Procuração na Receita Federal (para o certificado digital);
  • Código de acesso ao sistema do Simples Nacional;
  • Extratos bancários desde a abertura da empresa;
  • Último balancete da empresa;
  • Notas fiscais recebidas dos fornecedores;
  • Comprovantes de pagamentos;
  • Notas fiscais de despesas geral (Material, manutenção de equipamentos, aluguel, reformas, água, luz, internet, telefone e outros documentos financeiros);
  • Recibos de pagamento aos funcionários assinados, vale transportes, férias, rescisão;
  • Comprovante de pagamento de impostos (FGTS, INSS, DARF, ISS), sindicatos;
  • Relação de empréstimos bancários, caso a empresa tiver;
  • Através do envio desses documentos, o novo contador fica por dentro da situação da empresa e já pode começar os trabalhos.

Como visto acima, a transição de contabilidade não é um procedimento difícil e nem burocrático, pelo contrário, pode ser bastante simples. Até porque, é compreensível que a empresa demonstre interesse em mudar de prestador de serviço, caso ele não esteja atendendo suas expectativas.

Atualmente, houve uma modernização na prestação de serviços contábeis, onde são oferecidos uma plataforma online de acesso exclusivo da empresa para que ela possa acompanhar em tempo real tudo o que está sendo feito, pois os dados ficam organizados e muito mais fácil de solicitar a emissão de guias para recolhimento de impostos, controlar folhas de pagamento e visualizar os relatórios.

Essa novidade é chamada de contabilidade online, feito através de uma tecnologia de automação de serviços contábeis que permite mais rapidez, transparência e segurança na gestão de dados para as empresas.

Vantagens com uma Contabilidade Online

icon-diamond

Significativa
redução de custos

icon-diamond

Praticidade na
gestão contábil

icon-diamond

Otimização
de tempo

icon-diamond

Maior produtividade
nas rotinas

icon-diamond

Escalabilidade da
gestão contábil

icon-diamond

Mobilidade
no acesso

icon-diamond

Maior transparência
na gestão contábil

icon-diamond

Segurança dos
dados da empresa