Estratégias Para Minimizar Perdas Financeiras Em Empresas Por Meio Da Recuperação De Crédito

Confira estratégias para minimizar perdas financeiras em empresas por meio da recuperação de crédito

Para empresas que enfrentam inadimplência, a recuperação de crédito é um processo fundamental 

A recuperação de crédito refere-se às ações tomadas pelas organizações a fim de reaver os valores devidos por aqueles que deixaram de cumprir com suas obrigações financeiras. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Serasa, no ano de 2022, a média de débitos pagos em até 60 dias após a negativação utilizando ações de recuperação de crédito foi de 57,9%. 

As organizações, por meio da recuperação de crédito, buscam minimizar suas perdas financeiras, mantendo a estabilidade econômica e promovendo a responsabilidade por parte dos consumidores. 

De acordo com o advogado que atua na área de direito empresarial, Paulo Akiyama, a recuperação de crédito envolve uma série de estratégias e técnicas usadas para negociar dívidas pendentes e recuperar os valores devidos. 

“Isso pode incluir ações como envio de notificações, negociações diretas, renegociação de dívidas e, em última instância, processos judiciais”, revela Akiyama. 

Conforme explica o especialista, a recuperação de crédito oferece benefícios significativos tanto para as empresas, quanto para a economia de modo geral. 

“Para as empresas, a recuperação de crédito ajuda a manter o fluxo de caixa, reduzir perdas monetárias e preservar a saúde financeira da organização. Não podemos esquecer que na atualidade as margens operacionais das empresas reduziram muito, portanto, recuperar créditos é de suma importância para manter os investimentos no próprio negócio do credor”, declara. 

A recuperação de crédito, no contexto econômico mais amplo, contribuiu para a estabilidade financeira do mercado. 

“Quando as empresas conseguem recuperar suas perdas, elas estão mais aptas a cumprir com suas obrigações, como pagamento de salários e impostos. Isso, por sua vez, contribui para a estabilidade financeira e para o crescimento sustentável”, pontua o advogado.

O especialista diz ainda acreditar que contar com um sistema jurídico especializado em recuperação de crédito oferece vantagens adicionais às empresas.

“Advogados e escritórios de advocacia especializados nesse campo têm experiência e conhecimento para lidar com processos legais relacionados à inadimplência. Eles podem orientar as empresas sobre as melhores práticas, ajudar na elaboração de contratos mais seguros e representar a companhia em processos judiciais e ainda, ajudar com a mediação de conflitos de forma técnica e abrangente, se necessário”.

O especialista ainda acrescenta que “ao adotar estratégias eficazes de recuperação de crédito e contar com a assistência de profissionais jurídicos especializados, as empresas podem proteger suas finanças e promover uma maior estabilidade financeira”, finaliza.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *