Thumb 6 Dicas Para Uma Sociedade Entre Amigos Dar Certo

6 dicas para uma sociedade entre amigos dar certo

“Amigos, amigos… negócios à parte” é uma frase que muitos empresários levam a sério. Sem dúvidas, empreender tem seus percalços e desafios, ainda mais tendo um amigo com o sócio. Porém é perfeitamente possível prosperar no mundo dos negócios e, ainda, manter a relação de amizade, ao mesmo tempo.

É isso que provam os sócios Silvio Sallowicz e Gerson Palmeira, da Duo &  Ecco. Eles seguem juntos há 27 anos, mantendo a amizade, junto com um business de sucesso. A Duo & Ecco é especializada em viagens de incentivo e eventos corporativos e ganhadora de 22 prêmios Caio, referência no setor, e a primeira do segmento a receber a certificação internacional Crystal Awards, oscar internacional do mercado de eventos.

Os sócios indicam 6 estratégias para conciliar a amizade com o sucesso empresarial. Veja abaixo e inspire-se no exemplo deles:

1- Saiba separar o pessoal do profissional

É importante diferenciar sempre a pessoa física da pessoa jurídica, ambos devem lutar pelo sucesso do negócio. “Tenham em mente que a empresa está acima de sentimentos e diferenças pessoais. Os sócios devem estar alinhados neste pensamento, para proteger a sustentabilidade do negócio”, afirma Silvio Sallowicz.

2- Deixe o ego de lado

A humildade é outro ponto essencial em qualquer sociedade. “Aquilo que um dos sócios deseja, muitas vezes, não é o mais indicado para a empresa. Por isso, é importante ser racional e entender que quando existem opiniões divergentes, alguém tem que ceder”, diz.

3- Determinem responsabilidades

Outro ponto essencial é ter funções bem definidas para cada sócio. “O mais importante aqui é a confiança, cada sócio deve ter total autonomia em sua alçada. A divisão é muito importante para um fluxo de trabalho eficaz e que viabilize o crescimento da empresa”, afirma Sallowicz.

4- Valores parecidos

Cada empresa deve ter uma missão bem definida, por isso é importante que os sócios tenham valores compatíveis. “Não acredito que você deve procurar uma pessoa de perfil complementar ao seu, como muitos dizem” Explica o CEO. “Os valores que a pessoa carrega consigo são muito mais decisivos para uma boa convivência entre os sócios e o sucesso da empresa”, completa.

5- Fomentem uma competição saudável

Um pouco de competitividade pode fazer bem para a sociedade e, principalmente, para a empresa. “Ao ser competitivo, o empreendedor é impulsionado a melhorar cononstantemente”, afirma. “A competitividade na esfera empresarial está ligada à busca pela maior satisfação dos clientes e, consequentemente, ao aumento da lucratividade. Portanto, uma competição saudável gera resultados positivos”, conclui.

6- Tenham um capital de giro

É fundamental ter uma reserva financeira para garantir que a empresa opere normalmente diante de imprevistos,  especialmente em momentos de crise econômica. “Isso é importante porque evita problemas financeiros, que por si só, são um dos principais desestabilizadores de relações, sejam elas pessoais ou profissionais”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *