Thumb  5 Fatores Antes De Abrir Sua Empresa

5 fatores importantes que você deve considerar ao abrir sua empresa

Para abrir uma empresa existem diversos fatores que devem ser observados com atenção, eles são fundamentais para evitar problemas no futuro e garantem que o seu empreendimento esteja dentro das leis.

Separamos 5 fatores importantes que você deve considerar ao abrir uma empresa. Confira:

  • Faça análise de mercado;
  • Tenha um bom planejamento;
  • Cuidados essenciais para a elaboração do contrato social;
  • Atenção para a obtenção de registros e licenças;
  • Contratação de uma contabilidade.
  • Faça análise de mercado

A análise de mercado é uma etapa importante para a abertura de uma empresa, ela busca o conhecimento do mercado em que o empreendimento irá iniciar suas atividades e apresenta diversas vantagens. Confira as principais vantagens da análise de mercado:

  • Auxilia na definição de metas de negócios;
  • Avalia e estuda o mercado;
  • Identifica tendências e taxas de crescimento;
  • Analisa os concorrentes;
  • Avalia fatores internos e externos.

Através da análise de mercado é possível entender as necessidades e as vantagens que o seu empreendimento pode vir a ter, posicionando-o no mercado de maneira assertiva para conquistar clientes e obter lucro.

Tenha um bom planejamento

Empreendedores que se preocupam em planejar antes de iniciar as atividades da empresa fazem parte da porcentagem entre os proprietários de empresas promissoras.

O planejamento é importante para qualquer negócio, independente do tamanho ou atividade. Consiste no processo de projetar o futuro, definindo objetivos e metas que a empresa deseja alcançar. Mas, principalmente, quais estratégias serão utilizadas para atingir os objetivos que foram previamente estabelecidos.

Ter um planejamento completo é essencial para manter o crescimento do seu negócio e evitar perda de tempo, esforço e investimento.

Cuidados essenciais para a elaboração do contrato social

O contrato social é para uma pessoa jurídica o mesmo que uma certidão de nascimento é para uma pessoa física. É o documento onde constam as regras e as condições nas quais a empresa irá funcionar e onde estão estabelecidos os direitos e as obrigações para cada um dos sócios.

O ideal é que a elaboração do contrato social seja feita com a consultoria de um profissional especializado no assunto. Portanto, saber quais os passos que devem ser seguidos o ajudará a supervisionar o trabalho. Confira o passo a paso para a a criação de um contrato social:

  1. 1Fazer a qualificação dos sócios;
  2. Especifique as atividades e serviços desenvolvidos;
  3. Defina o tipo de empresa e o local onde vai operar;
  4. Especifique a participação de cada sócio e quem são os administradores;
  5. Defina o pró-labore;
  6. Estabeleça as regras para deliberações importantes.

Atenção para a obtenção de registros e licenças

Para iniciar as atividades do seu negócio é importante realizar corretamente todas as inscrições e obter as licenças e os alvarás necessários para sua empresa funcionar legalmente.

A falta de algum desses documentos poderá atrasar ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Esses documentos variam de acordo com cada empresa, a legislação do município e do estado também pode exigir inscrições específicas. Por isso, é importante consultar um contador que conheça a legislação local.

Para te ajudar nesse importante passo empresarial, reunimos as principais inscrições, licenças e alvarás municipais e estaduais que você poderá precisar para abrir o seu negócio. Confira:

  1. Registro na junta comercial
  2. Alvará de localização e funcionamento
  3. Inscrição estadual
  4. Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais. Exemplo: Licença ambiental, Licença sanitária, Vistoria de cumprimento das normas de segurança.

Contratação de uma contabilidade

Além de todos os fatores que já citamos, é importante contratar um escritório de contabilidade capaz de fazer o acompanhamento da sua empresa, desde abrir uma empresa até expandir, a fim de gerar relatórios financeiros e gerenciais para que você possa acompanhar seu plano de negócios.

Mas mesmo antes da abertura da empresa os serviços de contabilidade já são fundamentais, o que se dirá durante o exercício de suas atividades, momento em que você precisará de ajuda para cumprir as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *