Thumb  Dicas Gestao No Varejo

Varejistas: entenda o que é gestão de varejo e confira 4 dicas para melhorar o gerenciamento da sua empresa

Existem muitos pontos importantes na gestão de uma empresa de varejo. Desde a escolha do mix de produtos e a forma de divulgação dos seus serviços até o contato com fornecedores e clientes. Cada passo é fundamental para gerar bons resultados e sair na frente da concorrência.

Neste artigo, explicamos o que é gestão de varejo e também separamos quatro dicas muito importantes para você entender conseguir otimizar a gestão da sua empresa.

E, assim, corrigir falhas que podem contribuir negativamente para os resultados. Continue a leitura e fique ligado em nosso blog para ter acesso a mais informações sobre o universo do varejo!

O que é gestão de varejo, afinal?

Não é difícil entender o que é gestão de varejo.

Pense bem: gestão empresarial é um conjunto de técnicas de análise, planejamento, monitoramento e utilização ótima de recursos financeiros, físicos, intelectuais e de pessoal com o objetivo de fazer um negócio prosperar de forma sustentável.

Nesse contexto, o que é gestão de varejo? Fazer tudo isso especificamente para um empresa de varejo, que tem características diferenciadas de outros negócio.

Quais são essas características que você deve ficar atento para uma boa gestão do varejo?

Selecionamos 5 pontos para você ficar de olho!

5 dicas para a gestão do varejo

Agora que você sabe o que é gestão de varejo, confira 5 dicas importantes para gerenciar uma empresa nessa área:

1- Utilize um sistema de gestão para varejo

  • Você tem o seu estoque 100% sob controle?
  • Sabe exatamente como anda o fluxo de caixa da sua empresa?
  • Qual o valor dos descontos os seus vendedores concederam aos clientes na última semana?
  • Ou quantos cupons fiscais foram emitidas e qual foi o seu horário de pico das vendas?

Essas são apenas algumas das informações fundamentais e necessárias para uma gestão eficiente, você concorda?

Por isso, caso você ainda possua dificuldades em obter esse tipo de dados junto a sua equipe, adote imediatamente um software ERP.

Um sistema de gestão para varejo do tipo ERP vai otimizar o trabalho e trazer excelentes resultados.

Existem diversos tipos no mercado, que atendem às mais variadas necessidades. Desde micro e pequenas empresas aos grandes varejista.

O ERP ajudará — e automatizará — diversos processos operacionais, tais como:

  • o controle de estoque;
  • emissão de notas;
  • descontos.
  • E muitas mais.

Conseguindo, assim, gerar para você e sua equipe uma série interminável de informações úteis para aprimorar a sua gestão.

2- Aposte no desenvolvimento da sua equipe

Uma equipe bem contratada, devidamente treinada, consciente de suas obrigações, gerenciada com competência e feliz é capaz de alterar o futuro de uma empresa.

Isso acontece porque pessoas são naturalmente criativas. E, em um ambiente propício, podem contribuir com ideias e inovações essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado.

Portanto, incentive seus colaboradores com treinamentos gerenciais de formação de líderes, trabalho em equipe, treinamentos comportamentais e de consciência coletiva. Pois o desenvolvimento de competências de relações humanas fará toda diferença no querer “servir”.

Por mais que essas ações não gerem um resultado financeiro imediato, elas contribuem diretamente na formação de um ambiente propício à criatividade e também à inovação.

Outro ponto muito importante é a formação técnica. Para que os colaboradores possam atuar com plenitude em suas funções é fundamental que eles conheçam profundamente os processos, as técnicas e, principalmente, o motivo de executarem aquelas ações diariamente.

A compreensão é a chave para que os funcionários percebam todo o contexto e sintam-se parte da empresa.

3- Adote uma postura flexível com seus clientes

Adotar uma postura flexível com clientes é uma estratégia muito praticada no varejo.

Vamos supor que você possui um cliente que sempre compra muito de um produto. Em um determinado mês ele pede um desconto maior, uma promoção. Conceder esse desconto pode fidelizá-lo, enquanto negar pode fazer com que busque outro fornecedor!

Este é apenas um exemplo, e é claro que um gestor competente verificará nos números a possibilidade de conceder esse desconto. Mas um negociador hábil, com certeza conseguirá fazê-lo — se não com o valor exato proposto pelo cliente, pelo menos voltará com a melhor proposta possível para não perder o negócio.

Servir ao cliente sempre. Este é o lema que o varejista de sucesso pratica, seja nas pequenas ou nas grandes solicitações!

Você quer entender as fases do processo de negociação para poder lidar melhor com seu clientes na hora das flexibilizações?

Então, dê uma olhada neste infográfico:

4- Fique sempre atento ao mercado

Fazer boas e confiáveis pesquisas de mercado é fundamental para posicionar a empresa da maneira correta dentro contexto em que ela está inserida.

O bom varejista faz isso automaticamente o tempo todo, nunca desliga seja conversando com fornecedores, concorrentes e ou clientes, ele está sempre “escutando” o mercado.

Saiba quanto seus concorrentes cobram pelos produtos, para quem vendem, qual a política de desconto etc. Toda informação é muito útil para ter bons resultados. Mas lembre-se: de nada adianta informação sem ação. Por isso, trace uma estratégia para atingir resultados ainda melhores.

Fonte: Agendor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *