Thumb Os Desafios De Se Tornar Um Empreendedor Digital

Os desafios de se tornar um Empreendedor Digital

Saiba como o empreendedorismo digital afeta o seu negócio e por que é importante oferecer seu produto também de forma on-line.

A era digital trouxe mudanças em todas as áreas e, no mundo do empreendedorismo, não é diferente: cursos são oferecidos e realizados a distância por plataformas, nas redes sociais ou mesmo por aplicativos; filmes estão nos chamados canais de streaming; shows musicais são disponibilizados na forma de lives; além de uma série de infoprodutos, como quadros de planejamento, planilhas de organização empresarial, e-books, panfletos, banners e animações que estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Inclusive, novas funções e ocupações surgiram em razão do mundo virtual, os chamados influenciadores digitais, que produzem conteúdo e são seguidos por milhões de pessoas. Por isso, o empreendedor que ainda não está presente no mundo digital não pode mais perder tempo. Mas como fazer isso?

A pandemia da Covid-19 só fez acelerar essa transformação digital que o mundo já vinha experimentando, de modo que novas formas de trabalho e de interação com clientes, funcionários e fornecedores fossem criadas pelas empresas. Talvez esse caminho seja um pouco mais difícil para os empreendedores que ainda não experimentaram o formato digital, ou seja, para aqueles que sempre tiveram a chamada loja física. O primeiro passo para realizar essa travessia é compreender como as ferramentas digitais podem ser utilizadas para obter melhores resultados nos negócios, e o Guia de Boas Práticas Digitais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pode ajudar o empreendedor que pretende iniciar esse processo. 

Se você ainda não está convencido, cabe lembrar que o empreendedorismo digital nada mais é do que uma forma de realizar negócios com o auxílio de meios virtuais para comercializar produtos/serviços sem a necessidade de lojas físicas. O número de pessoas que estão levando os seus negócios para a internet tem crescido consideravelmente pelo fato de que o investimento é bem menor do que os necessários para a abertura de um empreendimento físico. Para se ter uma ideia, a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo On-line, desenvolvida pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae, apontou que 70% das empresas entrevistadas se enquadram no setor de e-commerce puro e 77%, no de e-commerce misto. Isso porque, além de um custo menor, muitas outras vantagens levam o empreendedor a aderir ao formato digital:

  • é o melhor modelo de negócios para o momento atual e para o futuro, pois cresce o número de usuários com acesso à internet;
  • é o tipo de negócio em maior ascensão;
  • há muito espaço para criar, inovar e se destacar;
  • permite praticidade nas negociações e visibilidade dos negócios;
  • incentiva a expansão dos negócios em razão das possibilidades de atendimento ao público-alvo.

Não esqueça que, ao tomar essa decisão, você precisa desenvolver algumas habilidades, como:

  • planejar o negócio a fim de ter sucesso no empreendimento e buscar as ferramentas que podem facilitar o funcionamento da empresa;
  • saber lidar com os altos e baixos, tendo persistência;
  • atualizar-se e buscar informações constantemente;
  • ter resiliência, testando e recomeçando, pois nem sempre será possível acertar da primeira vez;
  • capacitar-se por meio de cursos, consultorias e parcerias, por isso não deixe de realizar a oficina e o curso disponibilizados pelo Sebrae (Empreendedorismo na era digital e Planejar para vender pela internet).

Fonte: SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *