ESG  Apenas 33% Das Empresas Conseguem Implementar Os Três Pilares

ESG: apenas 33% das empresas conseguem implementar os três pilares

ISO 9001 ajuda a promover a cultura organizacional de busca pela excelência.

Apenas 33% das empresas globais direcionam seu foco aos três pilares de práticas Environmental, Social, and Governance (ESG), em português, Ambiental, Social e Governança. Os dados são de uma pesquisa realizada pela HRTech Mereo em parceria com a Kyvo.

No entanto, de acordo com o diretor-geral da APCER Brasil, Paulo Bertolini, a  ISO 9001 pode desempenhar um papel crucial ao simplificar a incorporação dessas práticas. 

“A ISO 9001 não apenas proporciona uma estrutura sólida para aprimoramento contínuo, mas também promove uma cultura organizacional de busca pela excelência”, defende. 

Segundo o especialista, quando uma empresa incorpora a ISO 9001 os relatórios sobre ESG ganham maior credibilidade, visto que a norma organiza e documenta todos os processos internos, que devem ser revisados e atualizados com frequência.

Como implementar a ISO 9001

O primeiro passo para implementar a ISO 9001 é preparar um diagnóstico da situação atual da organização e comparar com os requisitos da norma.

“Assim, é possível elaborar um plano de ação que deve incluir treinamentos de colaboradores, acompanhamento periódico e sistemático para avaliar a progressão, realização de auditorias internas para identificar conformidades e não conformidades e, por fim, ações corretivas para pontos fora da norma”, explica Bertolini.

Organizações que desejarem obter a certificação, após implementarem a norma, devem entrar em contato com um organismo certificador para a realização da auditoria de concessão da certificação. 

É importante ressaltar que o processo de certificação não se encerra na auditoria de concessão inicial, mas continua com inspeções regulares de acompanhamento. 

“Isso garante que a empresa permaneça alinhada com os padrões de qualidade e esteja comprometida com a melhoria contínua em seus processos e práticas”, recomenda.

O especialista explica que ao incorporar o ciclo Plan, Do, Check Act (PDCA), em português, planejar, fazer, checar e agir, as empresas podem não apenas identificar pontos fracos e áreas de desenvolvimento, mas também utilizar essa metodologia para evoluir a partir de resultados positivos.

“O alinhamento dos princípios da ISO 9001 com as práticas ESG, possibilita às empresas auferirem maior credibilidade, demonstrando compromisso não apenas com a qualidade, mas também com a sustentabilidade ambiental, justiça social e governança transparente. Isso não só atende às crescentes expectativas dos stakeholders, mas também contribui com um futuro próspero em um mundo empresarial cada vez mais consciente e responsável”, conclui.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *