Thumb Boa Gestao Financeira Diminui Despesas Da Empresa

Como uma boa gestão financeira diminui as despesas da empresa

Na imensa lista dos fatores que contribuem para o crescimento de uma empresa, uma boa gestão financeira talvez seja uma das principais.

Isso porque, se os custos operacionais e administrativos da organização estão muito altos e boa parte dos recursos do caixa estão sendo direcionados ao seu pagamento, então as chances de a empresa crescer e prosperar são nulas. Afinal, não sobrarão recursos para investir em novos processos e projetos.

Na realidade, o que acontece com uma empresa que não consegue se sustentar devido às despesas altas é a sua saída a curto prazo do mercado. E esse problema é geralmente causado por algo muito importante: a gestão financeira.

Este tipo de gestão é negligenciado por muitos gestores, principalmente por aqueles que iniciaram suas atividades há pouco tempo no mercado.

A seguir, mostraremos de que formas uma boa gestão financeira contribui para a redução de custos e para a melhoria da saúde do caixa da organização. Não deixe de conferir:

Evidenciando a quantidade de recursos a pagar e a receber

Por meio do fluxo de caixa, o gestor consegue saber exatamente a quantidade de recursos que entra (receitas) e que sai (despesas) da empresa. Quando o fluxo de caixa está negativo, isso significa que há mais recursos saindo do que entrando, ou seja: a empresa está tendo mais despesas do que receitas.

Essa negatividade pode ser normal por um ou mais meses, devido a fatores como queda nas vendas e sazonalidade.

Porém, se as despesas estão crescendo constantemente, é hora de acionar uma luz vermelha e começar a cortá-las. Sem o fluxo de caixa e a gestão dos recursos, o gestor pode não saber se sua empresa está gastando mais do que recebendo.

No final do mês, ele pode achar que o negócio teve um ótimo faturamento. Porém, se ele contabilizar as despesas, deduzindo-as do faturamento, poderá encontrar um resultado não satisfatório.

Ajudando na identificação de despesas que podem ser reduzidas

Principalmente numa época em que a economia não está favorável, as empresas não podem descuidar das finanças e ignorar as despesas, mesmo se continuam obtendo um bom faturamento.

Isso porque os recursos economizados que entram no caixa podem ajudar a organização a superar alguma dificuldade que surgir no caminho e a ultrapassar o período de turbulência sem grandes dificuldades.

A boa gestão financeira, juntamente com o fluxo de caixa, pode ajudar o responsável pelas finanças a identificar rapidamente as fontes das despesas que estão corroendo as receitas.

Entre as principais despesas possíveis de se reduzir — e até mesmo de eliminar — podemos destacar o telefone, a internet e a energia elétrica. Os custos gerados pela alta rotatividade de profissionais e pelo excesso de produtos no estoque também podem ser minimizados.

Auxiliando na definição de metas de redução de gastos

Como a gestão financeira indica se a empresa está trabalhando com folga ou aperto financeiro e ajuda a identificar as fontes das despesas, o gestor pode utilizar essas informações para dar início ao seu plano de redução ou eliminação de gastos.

E para esse plano ser bem-sucedido, é preciso definir metas, comunicá-las para toda a equipe e acompanhar a movimentação dos recursos para saber se elas estão sendo atingidas.

No caso desse acompanhamento, ele deve ser por meio do fluxo de caixa. Se o gestor perceber que estão ocorrendo mais entradas do que saídas de recursos em um determinado período, então isso indica que o plano está gerando resultados.

Caso contrário, será necessário rever o plano e conversar com os colaboradores. Os recursos economizados podem ser guardados ou investidos em campanhas de marketing ou novos projetos.

Viu só de quantas formas diferentes a gestão financeira ajuda a reduzir as despesas de uma empresa?

Fonte: https://blog.fortestecnologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *