Thumb – Entenda Como A Gestão Da Contabilidade Pode Otimizar O Negócio

Entenda como a gestão da contabilidade pode otimizar o negócio

Especialista explica como a área contábil pode ajudar empresas a se tornarem mais ágeis, inteligentes, lucrativas e até a atraírem investimentos.

Apesar do uso de dados já ser considerado imprescindível em diversos setores corporativos, a contabilidade ainda é frequentemente preterida como ativo estratégico dos negócios. Allan Bordin, CEO e sócio da ABordin, aponta que muitas companhias estão perdendo oportunidades e ficando para trás no mercado ao ignorarem o potencial da área.

“A contabilidade estratégica é intervenção positiva do setor nas decisões que guiam o futuro da companhia. Resumidamente, a partir da gestão financeira, é possível mapear as melhores oportunidades, encontrar uma série de gargalos e assim otimizar a escalabilidade do negócio, com maior inteligência”, afirma o especialista.

Para demonstrar, na prática, como a contabilidade estratégica pode ser aplicada, Bordin reuniu 3 maneiras de iniciar essa mudança.

1. Organização financeira

A organização financeira é o ponto inicial. A ideia é equilibrar receita e despesa e assim organizar o fluxo de caixa da companhia. “As contas estão fechando sempre mês a mês? Há espaço para respiro no caso de alguma emergência? A contabilidade pode ajudar na criação de um novo ciclo de recebimentos e pagamentos, para que exista mais tempo entre a chegada e saída de recursos”, explica Bordin.

Em outras palavras, é possível identificar a frequência e os métodos de pagamentos dos clientes e fornecedores, além de outras responsabilidades financeiras, para estabelecer novos períodos no calendário contábil. É aí que entram os dados: eles permitem a visualização certeira dos encargos e deveres da empresa, da situação financeira atual, do fluxo de caixa e de demais detalhes, como nível de inadimplência entre os clientes, por exemplo.

2. Gestão da carteira de clientes

A produtividade do time pode ser aperfeiçoada e dirigida ao crescimento da empresa, a partir do uso dos dados provenientes da contabilidade. “Um exemplo prático: não é raro que clientes que paguem menos sejam os mais exigentes e consumam uma carga maior do que aquele que paga mais. Mas, qual é o sentido estratégico disso? Na prática, o melhor cliente está sendo sacrificado em detrimento daquele que não valoriza sua empresa. Ao entender como e porquê isso acontece, é possível precificar melhor determinadas demandas e organizar melhor o trabalho do time, protegendo os interesses da empresa”, conclui.

3. Busca por investimento

O uso de dados também é essencial quando há interesse da empresa na busca de investidores. Sempre será necessário que as informações apresentadas sejam completas e aprofundadas. E, claro, que demonstrem situações verdadeiras sobre a saúde financeira do negócio.

“O faturamento de uma empresa pode evidenciar seu potencial de mercado, mas nem sempre revela sua saúde financeira

Por exemplo, uma empresa que fatura R$100 milhões por ano pode impressionar, mas se suas despesas foram de R$110 milhões, o caixa está negativo. É matemática simples. O Investidor qualificado ou um potencial comprador vai buscar as informações a fundo, de modo que, nesse caso, a contabilidade saudável é determinante para a tomada de decisão”, finaliza Bordin.

Fonte: https://www.jornaljurid.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *