Thumb Online Certificado Digital E Sua Importancia

Entenda a importância do Certificado Digital para você e para a sua empresa

Entre as facilidades que o ambiente virtual proporciona está a certificação digital para pessoa física e jurídica. Mas você sabe, de fato, o que é um certificado digital e qual a sua importância? Os certificados digitais eCPF e eCNPJ são os documentos oficiais do governo brasileiro para identificação do cidadão e da empresa na internet. Com ele é possível identificar com segurança o acesso de qualquer PF ou PJ a sistemas, e servem também para conferir validade jurídica em contratos, procurações, notas fiscais eletrônicas, processos judiciais, prontuários médicos, entre outras aplicações.

Porque se deslocar, por exemplo, até a Receita Federal se você dispõe dos mesmos serviços na tela de seu celular e com a possibilidade de assinar suas requisições digitalmente? O certificado simplifica a vida do cidadão, reduz os custos dos órgãos públicos e otimiza relações comerciais e governamentais.

Quais são as maiores vantagens do Certificado Digital?

São várias a vantagens de adquirir um certificado digital, pois, é comum que muitas empresas públicas e privadas exijam assinaturas eletrônicas para segurança, economia de tempo e flexibilidade de movimentação de processos dentro da companhia. Porém, não é apenas nesses casos, o CPF também é indicado que seja o e-CPF. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo, determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda no início desse ano (2021).

O mercado cresce, em média, 30% ano. Outro exemplo desse aumento é da área de saúde. Em função do COVID 19, o Conselho Federal de Medicina incentivou o uso da telemedicina como forma de atendimento aos pacientes e, por consequência, receitas médicas passaram a ser assinadas digitalmente através dos certificados eCPF.

Quais são os tipos de produtos oferecidos aos clientes?

Os dois tipos mais comuns de certificado são o e-CPF e o e-CNPJ. O primeiro costuma ser utilizado para declaração de renda, em contratos de câmbio e até mesmo em outros contratos bancários. Já para empresas, tudo que diz respeito à assinatura digital como pagamento de tributos, transições bancárias, comunicação com órgãos do governo, entre outras funções.

Além disso, existem diferentes modelos do documento eletrônico: o certificado A1 e o A3. Enquanto o A1 é armazenado diretamente no computador ou algum dispositivo móvel, como smartphone, com validade de 1 ano, o A3 é emitido e armazenado em um token, um cartão ou diretamente na nuvem com validade entre 1 a 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *