Thumb 4 Erros Contabeis Que Podem Matar O Seu Negocio – Online

4 erros contábeis que podem matar o seu negócio

Que existem erros que podem acabar com uma empresa você já está cansado de saber. Quando isso compromete o caixa, então, nem se fala. É por essas e outras que todo empreendedor também deve colocar a contabilidade da sua empresa no radar.

Muitas vezes esse serviço fica de lado, mas será que o seu contador está realmente fazendo tudo o que precisa ser feito para manter a sua empresa regular?

Nada pior do que planejar e batalhar para abrir sua empresa, passar por tantos desafios e, a qualquer momento, descobrir um rombo causado por falhas no serviço de contabilidade que vai causar um prejuízo gigantesco, não é mesmo?

Confira no post!

Falhas relacionadas aos impostos

O contador precisa ter atenção e a precisão de uma máquina para não causar deslizes na apuração dos impostos. Cálculos de PIS, COFINS e ISS, por exemplo, costumam ser as principais pedras no caminho do empreendedor.

O programa do Simples Nacional deve ser preenchido manualmente, pelo contador, que acessa o sistema e seleciona a opção do anexo do cliente. Essa liberdade faz com que, em caso de apuração no anexo errado, por erro humano ou de forma intencional, para pagar menos impostos, por exemplo, todo o recolhimento de seus impostos seja distorcido com grandes chances de deixar sua empresa em maus lençóis com o governo.

Para evitar esse tipo de problema – inclusive no momento de emissão das declarações e guias, a dica é contar com uma contabilidade que usa a tecnologia para automatizar rotinas e conferir inteligência ao serviço de contabilidade, a fim de reduzir significativamente possíveis confusões.

Além disso, existe ainda a possibilidade de descumprimento dos prazos de recolhimentos por conta do empresário – o que pode ser evitado quando o serviço de contabilidade envia os impostos com antecedência, para que o empreendedor se programe com facilidade e não prejudique seu fluxo de caixa.

Lançamento de valores equivocados

Entregar a demonstração contábil de uma empresa requer conhecimento e muito cuidado. Valores lançados de forma errada podem prejudicar os relatórios fundamentais para o funcionamento de qualquer negócio, além de afetar o demonstrativo de resultados e balanços patrimoniais.

A DRE, por exemplo, deve ser realizada junto ao balanço patrimonial e a importância desse documento vai além do cumprimento das exigências fiscais. Este relatório, se feito corretamente, é uma mão na roda para o empreendedor saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

Descaso com as novidades e atualizações

Toda semana, novas leis são editadas e publicadas. Isso pode impactar na contabilidade da sua empresa em itens como balanços, lançamentos e, principalmente, tributos. O contador tem obrigação de saber isso e de auxiliar você. Afinal de contas, ele também é responsável pelo sucesso do seu negócio!

Um ótimo exemplo disso são regras como as mudanças do Simples Nacional ou a entrada do eSocial. O que isso muda de fato na sua vida? É obrigação do contador saber disso e te orientar com clareza e antecedência.

Tratar a contabilidade apenas como apuração de impostos

Com tantas mudanças de leis e com toda a atenção que a contabilidade deve ter com os números da sua empresa, fica claro que a contabilidade é muito mais do que gerar suas guias e calcular seus impostos.

Ao contratar um serviço de contabilidade, é importante entender o quanto isso vai contribuir para o sucesso da sua empresa: dicas relacionadas à saúde financeira do negócio, com conteúdos relevantes e consultoria especializada, resolvendo suas dúvidas de forma simples e prática sem abusar da linguagem técnica contábil, são alguns dos exemplos básicos de como a contabilidade pode – e deve – ser uma aliada do seu negócio.

Mas, no mínimo, além de apurar os impostos, você tem que ter a garantia de que todas as obrigações estão sendo cumpridas.

Fique atento!

O empresário pode sempre exigir o envio mensal dos comprovantes das atividades contábeis. É uma obrigação básica do contador, mas que muitas vezes pode se perder na rotina do escritório. O problema é que, no fim das contas, quem arca com o prejuízo é você, então vale ficar de olho.

Existe outro jeito de conferir se o seu contador está informado corretamente todos os seus dados: acessando o site da Receita Federal. Com certificado digital e senha, é possível consultar a situação da empresa e conferir se todas as guias foram geradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *