Thumb  CTPS Digital é Igual A Carteira De Trabalho Física Entenda

CTPS Digital é igual a carteira de trabalho física?

O sistema de trabalho brasileiro foi se modificando com o passar dos anos e, por esse motivo, a carteira de trabalho também sofreu atualizações, migrando para o formato digital.

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) existe desde o ano de 2017, porém não substituía o documento físico.

Com a nova atualização em setembro de 2019, uma geração de trabalhadores ficou marcada entre os que já iniciaram suas carreiras com o formato totalmente digital e outros que continuavam com a carteira física.

De maneira geral, a diferença entre as duas está no formato e no número de identificação, que no digital passa a ser apenas o CPF do funcionário.

Para as empresas, não muda muita coisa, uma vez que admissões, demissões e anotações continuam sendo feitas por meio do eSocial.

A partir do ano de 2019, a carteira de trabalho digital começou a ser aceita como documento oficial da União.

Como fica para quem já tinha a carteira física?

A carteira física continua valendo como documento original de registro das suas atividades anteriores a 2019. Portanto, não é recomendável jogar fora e utilizar apenas a digital. 

Para contratações feitas a partir de 2019, sugere-se que a carteira de trabalho digital seja utilizada nas contratações que seguirem. Mas o valor das duas continua o mesmo, apenas migrando para o formato digital.

Saiba como obter sua CTPS digital

Para obter uma CTPS digital, basta acessar o site do governo, cadastrar seu CPF e criar uma senha. A partir deste login, você deve procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e, em seguida, clicar em “Obter a Carteira Digital”. 

Finalizando esse processo, você terá livre acesso à sua carteira de trabalho em formato digital.

Você também pode baixar o aplicativo da CTPS Digital e seguir com o mesmo processo.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *