Contabilidade  Quais São As Receitas Empresariais

Contabilidade: quais são as receitas empresariais?

A contabilidade é composta por termos próprios e para ter uma gestão eficiente é preciso entender seus significados. Eles são definições que, muitas vezes, nem os profissionais experientes têm decorados. Dessa forma, acaba que precisam recorrer a consultas antes de passar os dados para as pessoas.

Por exemplo, o que é uma receita e quais são os seus tipos?  A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, como venda de produtos, serviços, rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties etc.

Ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado. Portanto, nada mais é do que aquilo que gera aumento do ativo patrimonial da empresa. Caso contrário, não será receita.

Quais são as Receitas Empresariais? Neste post falaremos sobre a receita operacional, não operacional e financeira.

O que é receita operacional?

 A receita operacional é o resultado financeiro de uma companhia. Em outras palavras, é a soma de todos os recursos originados pela venda ou prestação de serviços de uma empresa, de acordo com sua atividade-fim.

Esse indicador é a primeira informação apresentada no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), sendo dividido em dois tópicos: 

  • Receita operacional bruta (ROB): são os ganhos totais das atividades-fim de uma empresa, antes da dedução de qualquer tipo de imposto. Ou seja, é todo o dinheiro que entrou em caixa resultando dos bens vendidos ou serviços prestados pela companhia;

  • Receita operacional líquida (ROL): é o que resulta da Receita Operacional Bruta após a declaração de todos os impostos que incidem sobre a venda. 

Portanto ela é de suma importância, pois é por meio dela que os gestores calculam a margem operacional e estimam os lucros que podem ser atingidos por meio das operações da empresa.

O que é receita não-operacional?

A receita não-operacional, também conhecida como receita financeira, diz respeito a todos os valores recebidos por uma empresa que não tenham origem em sua atividade-fim.

Alguns exemplos desse tipo de receita são os juros recebidos, rendimento de poupança, dividendos de aplicações financeiras, entre outros.

O que são receitas financeiras?

Pode-se dizer que as receitas financeiras são consideradas todo rendimento obtido através de juros, descontos recebidos, atualizações monetárias, receitas sobre investimentos no mercado aberto, dentre outras.

Outra definição para receita financeira pode ser: os juros, o desconto, o lucro na operação de reporte e os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa ganhos pelo contribuinte.

Obviamente quanto maiores as Receitas, melhor para a companhia, pois mais entrada de recursos ela capta.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *