Calendário Tributário Mensal, Semestral e Anual dos Contadores
Organizar o calendário tributário mensal de todos os clientes pode ser uma loucura: os contadores vivem em uma rotina extremamente corrida, com diversas tarefas que precisam ser feitas pontualmente em dias específicos do mês.
Para não se bagunçar com tantas coisas e conseguir conciliar cada um dos seus afazeres, decidimos criar um guia para apresentar o calendário tributário mensal, semestral e anual do mundo contábil.
Assim, você consegue ter uma colinha para saber de que dia a que dia cada uma das entregas de guias e documentos precisam ser feitas.
Quer refrescar a memória e deixar sua rotina muito mais simples, prática e organizada? Papel e caneta na mão: é hora de anotar o dia de cada uma das entregas mais importantes do mercado contábil.
Calendário tributário mensal
Mensalmente, os contadores possuem responsabilidades tributárias ao longo das semanas. Cada uma delas é entregue dentro de um período, e podem se confundir.
Por isso, decidimos criar a tabela abaixo, com as obrigações mensais e seus respectivos prazos.
É importante que você tenha um controle de quais dessas obrigações são relacionadas aos sistemas tributários de cada um dos seus clientes.
Calendário tributário semestral
Duas vezes ao ano, as obrigações semestrais também precisam ser consideradas. Elas possuem o mesmo prazo de entrega e, por isso, é mais simples para se organizar.
Calendário tributário anual
Uma vez por ano diversas obrigações tributárias são necessárias. Comumente, a entrega desses documentos acontece ainda no primeiro semestre do ano vigente.
É fundamental que você se organize para não esquecer de nenhuma delas.
Como vimos nas tabelas, não são poucas as obrigações mensais, semestrais e anuais que um contador precisa atender. Quando pensamos em um escritório contábil com uma quantidade considerável de clientes, percebemos que manter esse calendário fresco na memória e com todas as documentações em dia não é tarefa simples.
Por isso, sempre sugerimos organizar as pendências por contadores e utilizar de plataformas eficientes para conseguir ter um controle muito mais claro do que está sendo feito e do que está pendente para cada conta atendida.
Além disso, também é necessário acompanhar as novidades do mercado e o que está acontecendo no Brasil e no mundo: em momentos como crises ou pandemia, por exemplo, pode ser que alguns desses tributos tenham seus prazos de entrega alterados.