Black Friday  10 Dicas De Segurança Para Compras Online

Black Friday: 10 dicas de segurança para compras online

Criminosos utilizam a data para aplicarem golpes, principalmente os golpes cibernéticos, utilizando links suspeitos.

Com a chegada da Black Friday, os consumidores estão se preparando para todas as ofertas e promoções da data, e iniciando o aquecimento do mercado para as compras natalinas.  

Segundo pesquisa feita pela Offerwise a pedido do Google, dois em cada três brasileiros pretendem realizar compras no dia 24 de novembro.

A preferência de 96% dos entrevistados é por compras online, conforme levantamento do Mercado Livre, com pagamento por cartão de crédito (70%) e Pix (56%), aponta estudo da Macfor.

No entanto, a data é uma brecha para golpistas que veem no aumento de transações online a chance de enganar consumidores desavisados.

Conforme a Nord Security, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe virtual, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.

“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornam-se mais recorrentes durante eventos de grande escala como a Black Friday. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra segura e satisfatória”, afirma Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.

O especialista reforça 10 cuidados de cibersegurança para compras e transações online durante a Black Friday.

Muitos golpes são disseminados por e-mails ou mensagens promocionais falsas. Se receber e-mail ou mensagem com uma oferta, visite o site do vendedor diretamente em vez de clicar no link.

2 – Utilize redes seguras. 

Evite fazer compras ou acessar informações bancárias enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas, utilizando rede privada virtual (VPN) quando possível.

3 – Use senhas fortes. 

Cadastre senhas complexas e exclusivas para cada sistema acessado e considere usar um gerenciador para criá-las e armazená-las.

4 – Acesse sites seguros. 

Sempre verifique se o site tem um protocolo “https” em vez de “http”. O “s” indica que a conexão é segura e que os dados estão sendo criptografados

5 – Verifique a reputação do vendedor. 

Antes de comprar em um site desconhecido, procure avaliações e feedbacks de outros clientes.

6 – Atualize softwares. 

Mantenha sistemas operacionais, navegadores e softwares de segurança atualizados. Muitas atualizações incluem correções de vulnerabilidades que podem ser exploradas por malwares

7 – Use cartões virtuais. 

Se o banco oferecer, considere usar cartões de crédito virtuais para compras online. Eles são temporários e têm limite definido, minimizando os danos em caso de fraude.

8 – Monitore contas. 

Verifique regularmente contas bancárias e de cartão de crédito para identificar e denunciar rapidamente quaisquer transações não autorizadas.

9 – Utilize 2FA. 

Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores em contas online. Isso adiciona camada extra de segurança ao exigir não apenas uma senha, mas também uma segunda forma de verificação.

10 – Verifique políticas de privacidade. 

Confira se os dados são mantidos seguramente e se os mesmos são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.

“A cibersegurança não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre comportamento e consciência. Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às compras online durante a Black Friday e outras épocas do ano”, ressalta Jonathan Arend.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *