
Contabilidade atrasada pode doer no seu bolso. Veja como evitar
A contabilidade é um dos pontos fundamentais para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Através dela, é possível registrar todas as movimentações financeiras, apurar impostos, gerar relatórios gerenciais e tomar decisões estratégicas mais assertivas.
No entanto, muitos empreendedores negligenciam essa área tão importante, deixando de lado a organização e o cumprimento das obrigações fiscais.
Qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso precisa manter uma boa saúde financeira. Ter um controle do que entra e sai é mais do que uma necessidade e, sim, uma obrigação extremamente importante. Afinal, uma contabilidade atrasada pode fazer o seu negócio perder o controle financeiro.
A maioria das empresas contábeis se incomoda com essa situação, pois entendem que não estão entregando o serviço com a qualidade acordada com os seus clientes.
Na leitura a seguir vamos dar dicas de como colocar toda a contabilidade em dia, além de estabelecer controles para que ela não volte a atrasar.
Identificando as causas dos atrasos
O primeiro passo para alterar qualquer hábito é se incomodar com o que ele está gerando para a sua vida. É assim que funciona para os hábitos pessoais, como alimentação e exercícios, e da mesma forma para os hábitos profissionais.
Então não importa o quão difícil pareça uma situação ser revertida, se você está incomodado(a) com ela, você já está um passo mais próximo de resolvê-la.
A próxima atitude é descobrir e eliminar a raiz que leva aos atrasos. Convoque toda a equipe do contábil e pergunte por que eles acham que os atrasos estão ocorrendo.
Dar voz aos colaboradores, contribui para que eles assumam mais responsabilidades, na medida em que eles passam a se ver como parte da solução, e não apenas do problema.
Fonte: https://jornalcontabil.ig.com.br/


