Como realizar um planejamento tributário eficaz para 2025?
O sistema tributário brasileiro pode ser extremamente complexo, não ter um planejamento adequado pode afundar o um negócio, por este motivo é extremamente importante ter um planejamento para 2025.
O planejamento pode salvar o faturamento de uma empresa, evitando pagar altas cargas tributárias. Anualmente uma empresa deve se organizar e repensar as suas estratégias para economizar.
É preciso analisar diversos pontos antes de começar a se planejar para os próximos anos, sendo fundamental se atentar a mudanças na legislação, por exemplo.
A reforma
A Reforma Tributária deve ser considerada, mas ainda não impactará tanto a vida das empresas em 2025, já que as principais alterações na tributação começarão em 2026 e vão até 2033.
2025 será um ano para começar a organizar a sua empresa, para se adequar a mudanças da reforma e começar a estudar possibilidades e realizar um planejamento para os próximos anos.
A criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) substituirão tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS. Os pequenos empreendimentos vão poder escolher por regimes diferenciados de recolhimento, impactando no planejamento tributário das empresas.
Impostos indevidos e a importância do planejamento
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em 2022, aproximadamente 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que elas realmente deveriam.
Isso deixa claro que o planejamento tributário é extremamente necessário e que as empresas que ignoram esse fato podem perder bastante dinheiro pagando impostos indevidos.
Como realizar um planejamento tributário eficaz para 2025?
É fundamental realizar o levantamento das demonstrações contábeis, que envolvem informações detalhadas sobre a sua empresa, fornecendo os dados necessários para o planejamento tributário.
Além disso, é preciso realizar a revisão da apuração de tributos, avaliando como os impostos estão sendo calculados e se existe oportunidade para otimizar a base de cálculo de alguns impostos e identificar os passivos fiscais.
Cumprir as obrigações da sua empresa evita multa e colabora para economia do seu negócio. Alguns pontos devem ser considerados para o seu planejamento:
- Natureza jurídica;
- análise do resultado contábil e tributário;
- alterações na legislação tributária;
- regime de tributação
- retenção de tributos;
- isenções;
- compensações de tributos.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/