Thumb 3 Motivos Para Contratar Contabilidade Especializada Representante Comercial

3 motivos para contratar contabilidade especializada para Representante Comercial

1. Conhecimento profundo da questão contábil da área

Ser um representante comercial é atuar em uma área específica, mas que é muito confundida com outros segmentos, especialmente por empresas que não querem fazer os pagamentos adequados para a profissão.

Nesse caso, muitas empresas exigem a representação comercial dos seus contratados, mas oferecem condições de vendedores no contrato: horários estabelecidos, remuneração mais baixa e outras obrigações.

Se a realidade do mercado já é essa, como um contador não-especializado no assunto pode entender melhor como as coisas funcionam? Isso tem tudo para dar errado. Um exemplo pode ser o contador sugerir que o profissional abra um MEI, o que não é permitido.

Assim, uma das vantagens de ter uma contabilidade especializada em representação comercial é contar com o apoio contábil de quem realmente entende do assunto, conhece as particularidades do setor e sabe quais são as leis e exigências da área.

O que é melhor para um representante comercial: estar no Simples Nacional ou no Lucro Presumido? Essa é uma questão válida e que depende muito de vários fatores dentro de cada contexto. Em alguns casos, o Simples é o mais indicado. Já em outros, o melhor é o Lucro Presumido. No geral, um fator importante para decidir isso é o Fator R, considerado com base nos gastos da empresa com a sua folha de pagamento.

Ou seja: há muitos detalhes a serem considerados sobre o regime tributário mais indicado para quem é representante comercial. Por isso, é importante ter esse apoio para não ser levado a cometer erros que possam gerar multas ou custos específicos no seu dia a dia. Isso ajuda a reduzir potenciais gastos, além de garantir uma plataforma contábil mais adequada para quem quer crescer na área.

2. Entendimento do que funciona e não funciona no segmento

A vida de um representante comercial segue certos padrões de trabalho. Por mais que cada profissional seja único e tenha um modelo muito próprio de como trabalhar, ainda assim há um certo padrão que é compartilhado entre todos.

Um escritório contábil especializado na área, que tem experiência em trabalhar com representação comercial, entende os pormenores do segmento e sabe o que funciona ou não funciona na hora de apoiar as demandas contábeis de um representante comercial.

Na prática, isso significa que o escritório não vai propor um modelo de trabalho que não faz sentido para quem tem a rotina de um representante comercial, pois sabe que isso não traz resultados.

Um exemplo disso na prática pode ser uma leitura do mercado (tanto no âmbito nacional, quanto no regional). Se o contador entender como funciona a representação comercial e ver que o mercado não está positivo para isso, não faz sentido ele propor um crescimento de X% no ano dentro do planejamento tributário para aquele período. Esse não é um cenário provável.

Esse conhecimento permite uma melhor adaptação do representante e uma consultoria contábil mais ágil e eficaz.

3. Prática e experiência em trabalhar com esse modelo de negócios

Por fim, é importante compreender que todos esses benefícios vêm da experiência e da prática em trabalhar com representação comercial há muito tempo. É coisa de quem entende da área, quem já testou diversas opções e constatou o que realmente funciona melhor.

Esse é o tipo de conhecimento que quem quer crescer na representação comercial precisa ter ao seu lado.

Agora que você entendeu os principais motivos para contratar uma contabilidade especializada para representante comercial, pode começar a cogitar a possibilidade de mudar de escritório de contabilidade para atender às suas necessidades específicas. Afinal de contas, é importante ter esse tipo de serviço pensado especificamente para as suas demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *