Thumb 10 Regras Para Potencializar O Trabalho Dos Empregados Domésticos

10 regras para potencializar o trabalho dos Empregados Domésticos

Ao contrário do que se imagina, as regras para empregados domésticos melhorarem o trabalho não dependem exclusivamente deles, mas, em grande parte, das orientações e do treinamento recebido dos contratantes.

Pensando nisso, preparamos 10 regras para a empregados domésticos e para os patrões para que o funcionário desempenhe as suas funções com o máximo de eficiência possível. Confira!

1. Atenção aos horários

Os horários estabelecidos para entrada e saída no emprego devem ser observados de forma rigorosa pela empregada. Se possível, oriente a sua funcionária a justificar os atrasos e as faltas com antecedência para que você não fique na mão.

E, a não ser que ocorra algum imprevisto, a mesma não deve ficar depois do horário no emprego ou terá direito às horas extras.

Não se esqueça que a marcação de ponto é obrigatória pela PEC e deve ser encarada como uma das regras para empregada doméstica. No caso de uma eventual disputa trabalhista ela será uma grande aliada do patrão.

2. Cobre comprometimento

Cobre zelo e dedicação em todas as tarefas realizadas. Mas, esteja sempre aberta para que a doméstica não tenha receio em esclarecer eventuais dúvidas com você.

Além disso, não se esqueça de que errar é humano, por isso, não seja tão rigorosa nos primeiros dias e enquanto a empregada estiver se adaptando ao serviço.

3. Comunicação entre as partes

O diálogo é crucial para o bom convívio de todos. Esteja próxima e disponível para que a empregada relate suas dificuldades e outras questões relacionadas ao serviço.

Oriente-a para que lhe avise com antecedência sobre os itens que faltarem. Dessa forma, você evitará perder tempo tendo que ir ao supermercado várias vezes na semana.

4. Estipule regras para empregada doméstica na casa

Logo nos primeiros dias da funcionária, estipule regras para o funcionamento da casa e as deixe bem claras para a novata.

Os seus hábitos e de seus familiares devem ser rigorosamente respeitados. Frise, por exemplo, que nos horários de descanso da família, ela não deve fazer barulho excessivo com limpeza e outras tarefas.

5. Respeitar exatamente o que foi combinado

Para que a relação de trabalho seja harmoniosa, é preciso esforço das duas partes no cumprimento do que foi acordado. Você, como patroa, tem a obrigação de seguir a lei e conceder todos os direitos e benefícios exigidos para a empregada.

Seja o exemplo e a primeira a cumprir com a palavra. Assim, conquistará a confiança da empregada e a tendência é que ela também seja correta em suas ações.

6. Identifique locais e objetos

A dica de ouro para facilitar a organização da casa e orientar a empregada a guardar os objetos nos locais corretos, é identificar gavetas, prateleiras, armários e caixas com etiquetas.

Com o tempo, a funcionária acabará memorizando onde deve guardar cada artigo, mas no início isso poderá facilitar muito o seu dia a dia e da família.

Aposte em cores diferentes e, se não gostar de etiquetas visíveis, as etiquetas eletrônicas podem ser uma boa opção.

7. Elabore uma lista de tarefas

Crie uma lista de tarefas diárias para que o serviço da empregada seja otimizado e ela não perca tempo com afazeres menos urgentes. Tente detalhar o máximo possível como o trabalho deve ser executado.

Para cada item da lista, descreva, por exemplo, os produtos de limpeza a serem usados, o que evitar e como limpar.

8. Estabeleça datas e periodicidade das tarefas

Outra forma de melhorar o desempenho da empregada doméstica é criar uma espécie de planilha ou quadro com as tarefas agrupadas por ordem cronológica detalhando a periodicidade de cada afazer.

Deixe esse quadro em um local visível para que ela faça um checklist de tudo o que já cumpriu naquele dia, na semana e no mês de trabalho.

9. Vistorie o resultado do serviço

O desempenho da empregada só vai melhorar se você acompanhar o serviço de perto e corrigir os erros. Por isso, mais importante do que delegar tarefas, é vistoriar os resultados e dar a funcionária um feedback do que ela precisa aprimorar.

10. Elogie o(a) funcionário(a)

Valorizar o trabalho das pessoas é a melhor maneira de estimulá-las a buscar sempre fazer o melhor. Reconheça a importância do seu comprometimento e deixe claro o quanto você aprecia encontrar a sua casa limpa e organizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *