Thumb  Saiba O Que é Portabilidade De Dívida E Como Fazer

Saiba o que é portabilidade de dívida e como fazer

Apesar dos benefícios, a portabilidade de crédito ainda é pouco conhecida pelos brasileiros. Segundo a pesquisa ‘Panorama da Portabilidade’, realizada pelo Datafolha e encomendada pela Zetta, a operação é desconhecida por seis em cada dez bancarizados (60%). Entre as vantagens, a portabilidade de crédito permite que o consumidor escolha um contrato com condições melhores, podendo reduzir o valor total da dívida. O devedor pode fazer a portabilidade de qualquer tipo de crédito como pessoal, consignado e imobiliário.

A portabilidade é a transferência de operação de crédito de uma instituição financeira para outra. A operação foi regulamentada em 2006, pelo Conselho Monetário Nacional do Banco Central (BC), e aprimorada em 2013 na Resolução nº 4.292/2013, que a tornou mais transparente e segura.

Na portabilidade de dívida, a nova instituição quita o valor devedor antigo e faz um novo contrato mais vantajoso, com taxas de juros menores e parcelas reduzidas, por exemplo. Uma das opções disponíveis é a chamada “portabilidade com troco”, na qual a diferença de valores de contratos é reembolsada para o contratante.

Como solicitar a portabilidade de dívida?

Primeiro passo é pesquisar as condições que outras instituições oferecem para comparar com sua dívida atual. Depois, é preciso entrar em contato com o banco, no qual possui a dívida pendente, e solicitar um extrato com o saldo devedor a ser quitado e dados do contrato. A instituição tem obrigação de fornecer as informações no prazo máximo de 15 dias. Esse documento precisa ser entregue para que a instituição que pretende migrar faça uma simulação da portabilidade, com os custos que serão incluídos na composição do novo cálculo, o chamado CET (Custo Efetivo Total).

Se a proposta for vantajosa para o consumidor e ele optar pela portabilidade, a nova instituição entrará em contato com a anterior e a portabilidade é efetuada por transferência (TED). Por lei, nenhum banco pode negar o pedido de portabilidade, assim como o envio de algum documento para que essa seja realizada.

A meutudo. é única no mercado que faz a portabilidade de crédito totalmente digital, reduzindo a burocracia no processo. É possível fazer a partir de zero parcelas. É necessário fazer um cadastro na plataforma, enviar os documentos necessários e seguir as orientações indicadas em cada etapa. Depois que o contrato ser registrado e todas as etapas forem concluídas, a portabilidade é concluída no prazo de 7 a 11 dias úteis, sendo que no primeiro trimestre deste ano, mais de 90% do “troco da portabilidade” foi pago em até 7 dias úteis. No ano de 2022, a empresa de crédito on-line, atingiu 6,3% de share de portabilidade.

Cuidados com golpes

O consumidor precisa ficar atento a possíveis golpes envolvendo a portabilidade. Para se prevenir, é necessário atenção a alguns pontos:

  • Pesquise sobre a instituição financeira;
  • Nunca forneça dados pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail;
  • Desconfie de propostas vantajosas demais e verifique a veracidade das informações nos canais oficiais da instituição financeira;
  • Cuidado com ligações e e-mails suspeitos;
  • Não efetue pagamentos antecipados.

Fonte: https://www.contadores.cnt.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *