Thumb – Representantes Comerciais Devem Ter Alguns Cuidados

Representantes Comerciais devem ter alguns cuidados na Declaração do Imposto de Renda

Os vendedores CLT devem seguir as regras gerais, com especial atenção para os rendimentos isentos e não tributados. Isso porque, por particularidade da profissão, essa categoria pode receber ajuda de custo para diárias, viagens, deslocamentos e muitas vezes utilizam veículos próprios para realizar seu trabalho. Também é importante não esquecer de declarar os rendimentos de todas as fontes pagadoras.

Já os representantes comerciais autônomos atuam como pessoa física, sem vínculo empregatício e sem empresa constituída. Esse tipo de declaração requer mais cuidado para não sofrer sanções do fisco, ou pagar mais por desconhecer os benefícios da legislação tributária.

A receita para fins de tributação poderá ser apurada pelo livro caixa (controle de entradas e saídas da empresa). Por isso, a importância de manter esses registros.

O representante comercial autônomo deve tributar somente sua receita líquida, deduzindo todas as despesas legais e necessárias para a obtenção de sua receita. Ou seja, aluguel, água, luz, telefone, material de expediente ou de consumo e, no caso deste profissional, também as despesas de locomoção.

As receitas recebidas de pessoas físicas devem ser lançadas no campo “Rend.Trib. recebidos de PF/Exterior” e as receitas recebidas de pessoa jurídica no campo “Rend. Trib. Receb. de pessoa jurídica”.

Alguns cuidados para não cair na malha fina da Receita Federal

Para não ter problemas futuros, é importante ter atenção a alguns detalhes. Segundo a SeeS Contabilidade, algumas dicas são:

  • declarar todas as fontes de renda, sem qualquer omissão, pois o fisco já possui essas informações através de cruzamento dos dados com bancos, administradoras de cartão de crédito e outros;
  • deduzir somente as despesas autorizadas pela legislação, pois a partir de 2015 os profissionais liberais, como médicos, dentistas, psicólogos e corretores, são obrigados a informar o CPF para quem prestam serviços
  • lançar com muito cuidado todos os nomes, dados, CPF, CNPJ. Um erro em informações básicas pode impedir o envio da declaração;
  • se possuir certificado digital, consultar os valores já informados pelas fontes pagadoras em seu CPF no site da Receita Federal;
  • após o envio da declaração, monitorar no site da Receita federal até sua validação. Dessa forma, caso haja alguma inconsistência, ela poderá ser retificada antes da intimação, evitando transtornos.

Qual modelo vale mais a pena?

Caso você tenha uma empresa de representação, a decisão sobre o regime de tributação pode ser alterada somente em janeiro de cada ano. Para a próxima declaração, você pode verificar se é melhor declarar seus rendimentos como Simples ou por Lucro Presumido. Não esqueça de conferir qual faz mais sentido para a sua realidade!

Com tantas siglas e valores diferentes, vale a pena contratar um contador especializado para ajudar na declaração e não deixar nada para trás! Assim, você saberá, em primeira mão, as melhores práticas para declarar o Imposto de Renda para representante comercial — sem riscos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *