Thumb Otimize A Gestao De Custos Comercio Varejista

Otimize a gestão de custos no Comércio Varejista

Se você deseja aumentar o lucro do seu negócio, precisa começar a fazer uma gestão de custos no comércio varejista mais eficiente. Mas como fazer e quais benefícios essa ação oferece?

A seguir, conheça algumas práticas e comece a aplicar desde já:

1. Entenda de onde vêm seus custos

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma lista com todos os custos fixos e variáveis. Isso é essencial para entender onde o dinheiro da empresa está sendo gasto e a finalidade de cada operação.

É comum encontrar valores que são gastos sem necessidade. Se isso ocorrer, é momento de promover cortes. Porém isso requer atenção especial – o que nos leva ao próximo ponto.

2. Faça um bom planejamento

Antes de tomar qualquer atitude brusca com seus custos, avalie o quanto isso irá impactar na geração de receita. Isto é, será que você não está cortando algum investimento achando que está economizando?

Uma alternativa para ter esse conhecimento com mais clareza é realizando auditorias de despesas em todos os setores. Esse procedimento é eficiente porque apresenta critérios rigorosos e, por este motivo, costuma ser executado por profissionais especializados e sem vínculo empregatício.

Eles conseguem identificar os processos que estão gerando prejuízos e onde estão os gargalos mais críticos. Com isso, você pode planejar melhor os cortes e direcionar seu dinheiro.

3. Renegocie seus contratos com fornecedores

Renegociar contratos é uma atividade comum no varejo. Afinal eles se tornam obsoletos com o tempo e, na maioria das vezes, percebemos que é possível obter melhores preços no mercado.

Sendo assim, chame o seu fornecedor e reveja pontos como prazos, condições de pagamentos e valores por unidade. Por mais que você tenha um bom relacionamento com determinada empresa, lembre-se que o contrato deve ser vantajoso para ambos os lados. Se, de alguma forma, você está saindo perdendo, é hora de fazer novas cotações.

4. Controle seu estoque

Se um dos seus produtos está em alta no mercado, mas seu estoque está baixo, isso pode levá-lo a perder oportunidades de vendas. Em contrapartida, quando há baixa demanda e excesso de itens no almoxarifado, é prejuízo na certa.

Nas duas situações fica clara a necessidade de controlar o estoque, de forma a mantê-lo equilibrado e de acordo com as demandas dos clientes.

5. Fique de olho nos gastos com transporte

Com o crescimento do e-commerce, o varejo precisou se adequar rapidamente e dar uma atenção ainda mais especial à questão das entregas.

Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, cerca de 12% do faturamento das empresas é destinado às atividades de transporte e logística. Deste percentual, 63% se refere unicamente ao transporte de cargas. Convenhamos que é bastante coisa!

Sendo assim, não podemos deixar esse tema de fora ao realizar a gestão de custos no comércio varejista. Avalie, por exemplo, os gastos com frete e os compare à qualidade da transportadora. Observe, ainda, o tempo que os produtos demoram para chegar ao destino final e se eles são armazenados adequadamente.

Com isso em mente, escolha o tipo de entrega que ofereça o melhor custo-benefício. Lembrando que a satisfação do cliente deve ser vista como prioridade.

6. Automatize a sua gestão de custos

Essa é, possivelmente, a dica mais importante, pois permite que todas as demais sejam seguidas de forma mais ágil e segura.

A questão é que você precisa monitorar seus gastos com frequência, o que apenas é possível com o apoio de um software de gestão. Afinal, dependendo do porte do seu negócio, anotar tudo manualmente se torna uma tarefa desumana.

Porém, quando pensamos em automação de gestão de custos, não podemos nos ater a um ambiente virtual onde os dados financeiros são armazenados. Precisamos pensar em outras tecnologias que ajudem a reduzir esses gastos na prática.

Com tudo isso, fica mais fácil manter os seus custos equilibrados, de forma a garantir a saúde do seu varejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *