O Que é PIS – Programa De Integração Social

O que é PIS – Programa de Integração Social?

PIS (Programa de Integração Social) consiste em um benefício pago pelo governo todos os anos ao trabalhador de empresa privada. Criado no ano de 1970, pela Lei Complementar n° 07/70, este beneficio tem como objetivo integrar o empregado junto ao desenvolvimento da empresa privada em que trabalha.

Até a promulgação da Constituição de 88, o PIS era pago anualmente pelo Fundo de Participação na forma de quotas proporcionais ao salário e tempo de serviço do trabalhador. Após 88, foi criado o Abono Salarial, que é a contribuição do PIS que conhecemos hoje em dia, o qual equivale a 1 salário mínimo.

Abono salarial

A bonificação é paga anualmente ao trabalhador que tenha cinco anos de cadastramento no PIS e que trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base.

  • O trabalhador que recebe mais de dois salários mínimos não tem direito ao abono salarial.

  • Se a empresa não repassar os dados corretamente ao Ministério do Trabalho através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o trabalhador poderá perder o beneficio.

Pagamento

O beneficio é pago seguindo um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal, instituição que gerencia os recursos do programa. Este calendário leva em conta o mês de nascimento dos beneficiados.

  • Para sacar a bonificação, a pessoa precisa ter o Cartão Cidadão, que é fornecido pela CEF.

  • Se a pessoa já possui conta na CEF, seja corrente ou poupança, ela receberá o pagamento do beneficio adiantado por meio de crédito direto na conta.

PASEP

Muitas pessoas costumam falar PIS/PASEP, mas não sabem qual é a diferença de um para o outro. PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um beneficio nos moldes do PIS, mas como o próprio nome diz, destina-se aos servidores públicos.

Recursos do PIS

O dinheiro usado para o pagamento do beneficio provém do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vinculado ao Ministério do Trabalho (MT).

Como encontrar o número do PIS/Pasep

Os números referentes ao PIS ou Pasep podem ser encontrados em alguns documentos, tais como:

  • Carteira de trabalho e Previdência Social
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
  • Cartão Cidadão (só para PIS)
  • Agência da Caixa, com documento oficial com foto (só para PIS)
  • Agência do Banco do Brasil, com RG e CPF (só para Pasep)
  • Holerite de pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *