Entenda porque o Representante Comercial não pode ser MEI
Representante Comercial não pode ser MEI, isso porque se trata de uma atividade econômica regulamentada. Para abrir uma empresa desse tipo pode-se optar por uma ME e escolher entre Eireli ou Sociedade Limitada Unipessoal, caso o empreendedor atue sozinho.
O principal motivo para essa negativa é que só podem abrir empresas nessa natureza jurídica empreendedores que não exerçam atividades econômicas regulamentadas, ou seja, aquelas que não contam com conselhos de classe e legislações próprias.
Mas se um Representante Comercial não pode regularizar o seu negócio nesse formato, quais opções sobram? Bem, no caso é possível abrir uma ME, Microempresa, e escolher um dos regimes societários dessa categoria.
E quanto ao regime tributário? As melhores alternativas são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Como funciona uma empresa de representação comercial?
Uma empresa de representação comercial é um modelo de negócio que atua captando clientes e realizando vendas para outras empresas.
Por essa característica, os profissionais dessa área acabam não tendo vínculo empregatício com a marca para a qual prestam serviços.
Quanto ao pagamento pelo exercício da função, esse é estabelecido em contrato, e pode ser valores fixos mensais, comissão por volume de vendas etc.
Porém, muitas companhias somente contratam representantes que são pessoas jurídicas, ou seja, que têm CNPJ. E é justamente neste ponto que o profissional dessa área precisa saber como abrir empresa e qual o melhor formato para esse tipo de empreendimento.