Thumb  9 Passos Para Abrir Sua Empresa

9 passos para abrir sua empresa

Abrir uma empresa e torná-la legalizada envolve alguns passos importantes. A seguir, apresentamos um guia didático para ajudá-lo nesse processo:

Passo 1: Elabore um plano de negócio

Ter um plano de negócio é essencial para orientar o desenvolvimento da sua empresa. Nele, você definirá a descrição, o diferencial e a missão do seu empreendimento, identificará seu público-alvo, realizará análises de mercado, concorrência e fornecedores, e elaborará planos de marketing, operacional e financeiro.

Passo 2: Defina o modelo de negócios da sua empresa

Escolha um modelo de negócio que se adapte aos seus objetivos de crescimento e atenda às necessidades dos seus clientes. Alguns modelos comuns incluem franquia, assinatura, freemium, marketplace e economia colaborativa.

Passo 3: Contrate um contador de confiança

Contrate um escritório de contabilidade experiente em abertura de micro e pequenas empresas. O contador irá orientá-lo no processo de abertura, fornecer as orientações necessárias e confeccionar os documentos exigidos pelos órgãos públicos.

Passo 4: Escolha o tipo de empresa para abrir: MEI, ME ou EPP

Existem diferentes categorias de empresas, como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). Cada uma possui limitações e benefícios específicos. Analise qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Passo 5: Defina a natureza jurídica da empresa: EI, SLU ou LTDA

Após escolher o tipo de empresa, defina sua natureza jurídica. Alguns tipos comuns são EI (Empresário Individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) e LTDA (Sociedade Limitada). Cada uma possui características e exigências diferentes.

Passo 6: Escolha as atividades para exercer (CNAEs)

Escolha as atividades que sua empresa irá exercer e classifique-as de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs). Descreva suas atividades detalhadamente para que o contador possa fazer a classificação correta.

Passo 7: Defina o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real

Escolha o regime tributário mais adequado para sua empresa, levando em consideração suas atividades, faturamento e custos. Os regimes mais comuns são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Consulte um contador para obter orientação adequada.

Passo 8: Elabore o contrato social com a participação dos sócios

O contrato social é fundamental para a constituição da empresa. Nele, serão registrados os dados básicos do negócio, como os sócios, o endereço da sede, os deveres de cada sócio e o ramo de atuação. Conte com a ajuda do contador para elaborar o contrato social corretamente.

Passo 9: Faça o registro da empresa na Junta Comercial

Finalmente, providencie a documentação necessária e faça o registro da sua empresa na Junta Comercial do seu estado. Os documentos requeridos podem variar, mas geralmente incluem RG, CPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *