Thumb – Como Identificar Fit Cultural No Recrutamento Remoto

Como identificar fit cultural no recrutamento remoto?

fit cultural é uma das principais coisas que o recrutador deve observar durante um R&S. É ele que dará satisfação ao talento, gerando resultados que vão desde um clima organizacional positivo até ao aumento da produtividade.

Uma das preocupações que o RH tem na sua rotina é melhorar a experiência do colaborador para que haja uma diminuição do turnover. Quando existe um processo seletivo que aplica uma entrevista por valores, o alinhamento cultural é mais assertivo.

Portanto, se você deseja sanar essas dores e entender de fato qual a importância do fit cultural e como levar esse conceito para o seu processo de recrutamento, continue a leitura!

O que é fit cultural?

Fit cultural é quando o profissional se identifica com os valores e cultura organizacional da empresa. Um bom exemplo de fit cultural é quando a instituição preza por um colaborador que tenha autogestão, e o candidato demonstra competências como proatividade, tomada de decisão e organização.

Esse conceito é essencial para a permanência dos colaboradores e a diminuição da rotatividade. Segundo o Globo, o propósito da instituição é o segundo principal fator que pesa aos novos talentos na hora de decidir onde trabalhar.

As soft skills também são pontos importantes nesse alinhamento cultural, pois os traços de personalidade e comportamento influenciam muito para o clima organizacional. Portanto, no momento do processo seletivo, é ideal fazer uma entrevista por valores, além de um mapeamento de estilo de trabalho.

Obtendo uma boa avaliação do recrutamento, o RH conseguirá encontrar candidatos que naturalmente serão mais engajados e motivados, já que terão uma sensação de pertencimento.

Saber avaliar essa questão ajudará muito na assertividade das contratações. Por isso é válido investir na aplicação desse conceito durante os processos seletivos.

Quais são os benefícios de encontrar um bom fit cultural para a empresa?

No tópico anterior, pincelamos um pouco quais são os benefícios do fit cultural para a empresa. Agora, traremos com mais detalhes as vantagens e sua importância para o RH. Confira!

Recrutamento assertivo

Você provavelmente sabe o quão difícil é encontrar profissionais que tenham competências comportamentais alinhadas com a cultura organizacional. Ao realizar os testes de fit cultural, o Recursos Humanos consegue captar esse talento com assertividade.

As empresas em geral já reconhecem a importância do fit cultural de candidatos. Segundo a pesquisa da Robert Half, o alinhamento cultural é o segundo fator mais importante para se contratar um profissional, perdendo apenas para a experiência de trabalho prévia.

Portanto, esse é um passo essencial que o RH deve implementar no processo seletivo para se manter competitivo no mercado.

Desempenho, engajamento e produtividade elevada

Quando é feito um teste de fit cultural e o resultado sai positivo, existem grandes chances do profissional ser um embaixador da marca. Para o employer branding, isso é essencial, uma vez que a fidelidade dos colaboradores é um dos principais fatores que influenciam a reputação da empresa.

Consequentemente, o desempenho, engajamento e produtividade do trabalhador será naturalmente alto, pois o sentimento de pertencimento o ajudará a manter a motivação elevada.

Índice de turnover baixo

Se você veio para este conteúdo procurando saber o que é fit cultural para conseguir diminuir a taxa de rotatividade da sua empresa, está no caminho certo! Quando as competências comportamentais vão de encontro com os valores institucionais, o turnover apresenta uma baixa.

A análise do fit cultural durante o recrutamento faz com que o RH encontre um profissional que já apresentará uma tendência a permanecer na empresa por mais tempo.

Além disso, ele se sentirá muito mais a vontade para desempenhar suas funções e desenvolver sua carreira internamente.

Trabalho em equipe com sinergia

Profissionais com valores semelhantes tendem a ter uma comunicação assertiva e maior facilidade para se trabalhar em conjunto.

Quando toda a instituição apresenta colaboradores que possuem fit cultural, os resultados são muito positivos. O RH naturalmente monta um time de alta performance que trabalha em equipe com facilidade e possui afinidades nas suas relações interpessoais.

Como realizar testes de alinhamento cultural durante o processo de recrutamento remoto?

Você veio até aqui procurando o que é teste de fit cultural para melhorar a experiência do seu colaborador e, consequentemente, diminuir seu índice de rotatividade. Saber como comunicar a cultura organizacional no processo seletivo é o principal passo para conseguir contratar com assertividade.

Neste caso, há três fatores que o profissional de RH deve se atentar:

  1. Descrição da vaga;
  2. Testes de fit cultural;
  3. Entrevista.

A descrição da vaga é uma das principais etapas para conseguir encontrar um talento com alinhamento cultural. Nela, é importante que o RH foque em ressaltar as soft skills desejadas. Além disso, é válido também explicar como é a cultura organizacional da empresa.

Para o teste de fit cultural, é válido desenvolver uma avaliação que vá além do perfil comportamental. Realizar perguntas objetivas também ajudam o recrutador a ter mais facilmente o mapeamento do estilo de trabalho e das competências. Alguns exemplos de perguntas de fit cultural são:

  • “Você já vivenciou um conflito com algum colega de trabalho ou amigo? Como você resolveu o problema?”;
  • “Houve alguma vez que você discordou de uma tomada de decisão do seu gestor? Como você reagiu?”;
  • “Qual foi o maior aprendizado que você já teve no trabalho?”.

Por fim, na entrevista de emprego, o recrutador pode aplicar o método de análise CHA (Conhecimento, habilidade e atitude). Ou seja, para que o candidato tenha, de fato, aquela competência comportamental, é fundamental que ele saiba sobre essa conduta, como colocá-la em prática e se comporte desta forma com facilidade.

Fit cultural de candidatos no trabalho remoto: como avaliar?

O home office é uma realidade em diversas empresas brasileiras. Portanto, saber formas de aplicar o teste de fit cultural durante a avaliação do recrutamento é essencial para conseguir encontrar candidatos alinhados com a cultura organizacional.

Existem diversas ações que o RH pode implementar no processo seletivo para vagas de trabalho remoto. Algumas delas, são:

  • Fazer perguntas de fit cultural com sutileza e objetividade;
  • Aplicar a cultura remota no employer branding;
  • Incluir competências comportamentais nas descrições de cargos;
  • Fazer testes comportamentais nas entrevistas;
  • entre outros.

Fonte: https://www.contadores.cnt.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *