Thumb  RH Pró Ativo Confira 3 Dicas Para Apoiar A Saúde Mental Do Seu Time E Evitar O Burnout

RH pró-ativo: confira 3 dicas para apoiar a saúde mental do seu time e evitar o Burnout

Desde o começo da pandemia, situações de exaustão e estresse crônicos provocados por excesso de trabalho se tornam cada vez mais comuns e deixam as pessoas mais suscetíveis à Síndrome de Burnout, que já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional.

A doença causa o esgotamento físico e emocional do colaborador e é algo que pode se manifestar em trabalhadores que vivem uma rotina desgastante e não conseguem administrar essa situação de forma saudável.

De acordo com a especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, Karine Cavalcanti, é preciso que o profissional de Recursos Humanos (RH) esteja atento à saúde mental dos colaboradores, mapeando e corrigindo situações que possam levar ao burnout.

“Em muitas empresas, a área de RH ainda é vista como uma área operacional e que trabalha de forma reativa. Ou seja, atuando em demandas e problemas que acontecem no dia a dia. Mas a verdade é que a área de RH tanto se transformou em Gente e Gestão (e esse é um novo termo muito utilizado, ou Pessoas e Cultura) exatamente para poder trabalhar de uma maneira preventiva, pró ativa”, explica.

Segundo Karine, a ideia é fazer com que o RH seja realmente uma área que cuida de pessoas e não só de processos. “E cuidar das pessoas significa cuidar de tudo que está ao redor delas, a saúde por exemplo”.

A especialista enfatiza que um RH proativo antecipa-se de possíveis problemas e não espera situações extremas acontecerem para agir. “Sabemos que o enfrentamento das doenças e a superação delas são questões muito pessoais, mas existem medidas preventivas que a empresa pode tomar para evitar o surgimento de transtornos internos e, ainda, amenizar as consequências deles no ambiente de trabalho”, afirma.

Com essas considerações, confira três sugestões simples e econômicas que a área de RH das empresas pode implementar para ajudar a cuidar da saúde mental dos times:

1) Ofereça benefícios de saúde

Optar por uma boa cartela de benefícios para o time é uma estratégia que ajuda a manter a saúde física e mental dos colaboradores e ainda é econômica do ponto de vista financeiro. Isso porque os impostos calculados em cima dos benefícios são menores do que em cima da receita de salários.

“Apostar em benefícios para a saúde mental dos colaboradores é uma excelente estratégia para conseguir reforçar a importância de cuidar da saúde mental do seu time. Enquanto existem empresas que estão olhando para benefícios voltados para o entretenimento e outras coisas, alinhar o pacote de benefícios de uma empresa ao bem-estar mostra que existe uma cultura que foca em saúde, algo muito valorizado hoje pelos colaboradores ”, sugere Karine.

A principal dica da especialista é o uso do cartão flexível. “Eles proporcionam uma gama de parcerias e descontos super interessantes para todas as categorias, incluindo saúde mental”, diz.

2) Prepare e humanize seus líderes

Invista em ensinar os seus líderes a falar sobre emoções e como os seus colaboradores estão se sentindo. Esse é um dos caminhos mais assertivos para conseguir mapear potenciais riscos de saúde mental.

3) Eduque seu time sobre produtividade

Muitos profissionais acreditam que sentar em frente a um computador por 12 horas é sinônimo de produtividade, mas o que importa mesmo no final do dia é a quantidade e a qualidade das entregas.

Deixar isso claro para líderes e funcionários, estimulando uma cultura que valorize mais a produtividade do que as horas de trabalho em si é muito importante para ajudar a cuidar da saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, da saúde empresarial.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *