Thumb Gestao De Gastos

6 Dicas para fazer um bom gerenciamento de gastos da sua loja

Um bom gerenciamento de gastos é importante para manter a sua loja firme no mercado e prever crescimentos. Do contrário, corre-se o risco de ver o lucro diminuir e a estabilidade do negócio se perder. Por este motivo, é importante fazer uma boa análise de seus fluxos financeiros e para onde o seu dinheiro está indo.

Manter dados atualizados e sob controle é apenas uma das dicas para cortar gastos e manter o seu negócio no azul. Abaixo, algumas ações eficientes para você diminuir as despesas da sua loja.

Terceirize algumas funções

Quando o seu negócio precisa de um serviço, muitas vezes esporádico, a terceirização pode ser uma boa alternativa. Com ela você economiza com contratações e diminui algumas burocracias no seu financeiro. Mas fique atento, apenas terceirize serviços que não são essenciais para o seu negócio.

Os serviços de manutenção, limpeza, recursos humanos e marketing são bons exemplos de setores que podem ser contratados conforme demanda. Ao terceirizar algumas funções, você pode se concentrar nos aspectos mais importantes do seu empreendimento e também nos que você tem mais afinidade.

Adote um banco de horas

Trabalhar com banco de horas é uma ação comum entre as empresas e pode ser uma boa saída para que a sua loja poupe com o pagamento de horas extras aos funcionários.

Com horas adicionais, os seus colaboradores poderão emendar feriados ou prolongar as férias. Atente-se para o fato de que, para evitar problemas trabalhistas e judiciais, é importante que a equipe receba a compensação dessas horas dentro do ano corrente.

Reavalie os benefícios oferecidos

Outra opção para cortar gastos é rever os benefícios oferecidos pela sua empresa. Ele está de acordo com o seu quadro de funcionários? O que realmente é mais importante para cada grupo de colaboradores?

Converse com o seu time sobre quais pontos eles gostariam que fossem mais contemplados? Geralmente colaboradores mais velhos prezam por um plano de saúde completo, enquanto os mais jovens se interessam mais por cursos e treinamentos. Essa conversa é importante para não deixar a sua equipe desamparada de benefícios, mas investir em realmente o que faz sentido para cada um deles. Só fique atento, antes de determinar essas mudanças, verifique se fazem parte de algum acordo sindical.

Considere dar férias coletivas

Caso seja necessário reduzir custos de forma brusca no seu negócio, uma opção é férias coletivas. Mas, não prejudique o seu lucro, opte por períodos mais tranquilos e quando não existe tanta procura pelos produtos ou serviços oferecidos no seu negócio. Com as férias coletivas, a sua empresa também economiza na manutenção do ambiente, como nas contas de luz e água.

Envolva mais a equipe em ações de economia

A colaboração dos funcionários é de extrema importância para as ações da sua loja, inclusive na hora de cortar gastos. Na maioria das vezes, a solução para redução de custos está na ponta da língua de quem trabalha diariamente com o que está incomodando. Deixe claro qual o seu objetivo e busque alternativas em conjunto com o time.

A redução também está nas atividades cotidianas, por mais que pareçam simples. Incentive seu time a digitalizar documentos ao invés de imprimir, a evitar utensílios descartáveis e a dar preferência para a luz natural sempre que possível, economizando assim mais energia elétrica.

Uma alternativa que pode engajar o seu time na redução de custos é a criação de metas. Defina um período e um objetivo, por exemplo, a redução da conta de energia no próximo mês. Se a meta for alcançada, utilize parte do dinheiro economizado para recompensar os seus colaboradores pela ajuda.

Organize adequadamente seu estoque

Como anda o seu estoque? Grande parte do dinheiro movimentado em uma loja, vem do fluxo de mercadorias do estoque. Por isso, é fundamental que você tenha total controle sobre ele. Para isso, planeja suas compras com antecedência e identifique quais itens saem mais e quais não tem um bom giro de estoque, adquira novos produtos conforme a demanda observada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *